Caixa da Impermassa

Alto desempenho em impermeabilização, durabilidade e proteção mecânica em superfícies de alvenaria e concreto

O que é a Impermassa?

 

 

A Impermassa é um impermeabilizante para estruturas de alvenaria e concreto. Sua fórmula restringe a passagem de umidade por meio da redução de absorção de água por capilaridade. Aplica-se em forma de reboco e gera, além de uma impermeabilização eficiente, a proteção mecânica com resistência à compressão e maior durabilidade contra reações químicas. Permite-se o uso em locais com água potável, como caixas d’água e cochos para animais e promove salubridade para a convivência de pessoas.

teste de estanqueidade

Teste de estanqueidade

Por que usar Impermassa?

 

 

Todo imóvel de alvenaria precisa de reboco para proteção contra intempéries e receber o acabamento estético. Com Impermassa, adiciona-se apenas areia, cimento e água. Não há necessidade de agregar aditivos ou produtos para dar liga e pode ser utilizado desde o alicerce da obra.

Em uma superfície já chapiscada é só aplicar a argamassa impermeável com Impermassa. Assim, o local estará impermeabilizado e pronto para receber qualquer tipo de acabamento, como: massa corrida, gesso, revestimentos cerâmicos, pedras decorativas, entre outros. A Impermassa aceita tinta e há aumento de produtividade e diminuição de custos no desempenho da pintura, por não precisar do uso de selador.

Problema de umidade

Ideal para reformas

Ficha Técnica

 

 

Nome do produto:

Impermassa - Massa Impermeável

 

Finalidade:

Impermeabilizante para construção civil

 

Descrição:

Argamassa impermeável, que atende a Norma NBR 16072:2012, para o uso em forma de revestimento para estruturas de alvenaria e concreto. Produto selado em saco plástico e embalado com caixa de papelão. Massa (peso líquido) de 15Kg.

 

Onde usar:

Alicerces e locais que serão aterrados, paredes de vedação e estruturais, bem como estruturas que necessitem de estanqueidade. Lajes e demais coberturas de concreto, pisos, contrapisos e regularizações, desde que todas as estruturas não sejam suscetíveis a fissuração.

 

Modo de usar:

Misturar a Impermassa com areia, cimento e água (dosagem recomendada: para cada embalagem de Impermassa - 15Kg, 4 latas de 18l de areia e uma lata de 18l de cimento. A quantidade de água é semelhante à confecção de um reboco comum) e aplicar sob superfície chapiscada com cimento e areia, traço 1:2.

 

Composição:

Solução polimérica aditivada em solvente.

 

Especificações Técnicas:

Resistência à compressão: 16MPa (7 dias); 23MPa (28 dias)

Absorção de água por capilaridade: 0,27g/cm² (3 horas); 0,28g/cm² (6 horas); 0,32g/cm² (24 horas); 0,35g/cm² (48 horas); 0,36g/cm² (72 horas).

Perda de massa em ataque químico de 1mol.L-1 de Ácido Sulfúrico: Sem perdas em 7 dias submerso e secagem em 48 horas.

 

Validade:

24 meses

 

Armazenamento:

Armazenar em local fresco, arejado e sob proteção da luz solar. Realizar o transporte da Impermassa com cuidado para não danificar a caixa de papelão e a embalagem plástica. Empilhamento máximo recomendado de três unidades.

 

Cuidados no manuseio:

Para a homogeneização, agite o conteúdo da embalagem. Para aumentar a eficiência da mistura, coloque a Impermassa pura em um recipiente e utilize um misturador mecânico. Se necessário adicione um pouco de água. Em seguida, utilize uma betoneira ou faça a mistura manual acrescentando areia, cimento e água para que a argamassa fique na consistência ideal para aplicação.

 

Cuidados na impermeabilização:

Realizar a homogeneização de forma apurada. A estrutura deve estar limpa, livre de incrustações e poeiras. O substrato deve ser umedecido antes de rebocar. Ao aplicar o reboco, deve-se esperar o ponto correto para o arremate. Ao realizar o acabamento antes do ponto, poderão aparecer trincas e, ao passar do ponto, o acabamento poderá não ficar refinado. Em lajes e demais estruturas para coberturas, assim como pisos, contrapisos e regularizações, deve-se realizar o chapisco de chão. O nivelamento deve ser preciso para que haja o escoamento perfeito de fluidos. Retirar as cerâmicas das taliscas. Chanfrar as guias e locais que serão emendados. Não utilize argamassa semisseca, conhecida como farofão. Em caso de dúvidas, utilizar os procedimentos da Norma NBR 16072:2012. Para a realização do serviço de pintura, recomenda-se a secagem completa do reboco impermeabilizado.

Informações técnicas

 

 

 

Descrição baseada na Norma ABNT NBR 9575:2010

 

A Impermassa forma uma camada impermeabilizante, por meio da aplicação do reboco, ou seja, na própria composição da argamassa se incorpora a Impermassa e o revestimento forma um estrato impermeável, com propriedades de proteção mecânica e durabilidade. A mistura do cimento na argamassa impermeável faz com que haja a absorção dos esforços estáticos e dinâmicos em virtude da resistência à compressão compreendida após o seu endurecimento.

Assim, a Impermassa atende a impermeabilização rígida, cuja característica não apresenta flexibilidade em relação aos elementos construtivos, estes não sujeitos à movimentação.

 

 

Descrição baseada na Norma ABNT NBR 9574:2008

 

A norma em questão descreve métodos aplicativos dos sistemas de impermeabilização, cujo item que apresenta a forma de aplicação da argamassa impermeável com aditivo hidrófugo é semelhante à característica da Impermassa. Entretanto, a espessura de aplicação da Impermassa garante a estanqueidade a partir de 1,5cm (considerando a aplicação obedecida pelos métodos construtivos e dosagem corretos e atentando ao comportamente de insumos, como o cimento, para que não haja algum tipo de fissuração), controversa a norma que recomenda 3,0cm.

 

 

Descrição baseada na Norma ABNT NBR 16072:2012

 

A referida Norma especifica os produtos impermeabilizantes do sistema rígido com ênfase às argamassas impermeáveis e define dois estados físicos para os tipos de impermeabilizantes existentes: líquido ou sólido. A Impermassa possui consistência pastosa, classificando-a entre os estados físicos requeridos.

Contudo, esta norma foi enquadrada como referência para as apresentações das informações técnicas da Impermassa, pela existência dos procedimentos de ensaios laboratoriais e da divulgação de exigências legais.

Ensaios Laboratoriais

Resistência à Compressão

 

Trata-se de um ensaio laboratorial baseado na Norma ABNT NBR 7215, de 2019, sobre cimento Portland, com determinação da resistência à compressão, que é um atributo para exploração da resistência do aglomerante, ou seja, é um ensaio de avaliação do cimento, porém com inclusão ao sistema de impermeabilização para avaliar se este produz algum efeito sobre a resistência nos corpos-de-prova de argamassa.

Para a realização deste ensaio, foram feitas amostras de argamassa impermeabilizada com Impermassa e amostras convencionais (somente cimento, areia e água).

Os resultados apontam que as amostras de Impermassa eram mais leves e tiveram sua resistência cerca de 30% menor com 7 e 28 dias de cura úmida. Entretanto, as amostras submetidas à cura térmica, que foram utilizadas para o ensaio de absorção de água por capilaridade (próximo item), resultaram em uma resistência aproximadamente 14% maior do que as amostras convencionais.

Resistência à compressão

Absorção de Água por Capilaridade

 

Este ensaio tem como base a Norma NBR 9779:2012, para testar a argamassa endurecida e determinar a absorção de água por ascensão capilar, com aferição realizada pelo método gravimétrico e por rompimento da amostra para avaliação visual da penetração da água.

Foram utilizadas amostras de argamassa impermeabilizada com Impermassa e amostra de argamassa convencional (somente cimento, areia e água).

As amostras com Impermassa absorveram menos água do que as amostras convencionais desde as primeiras horas em contato com a água (de acordo com a norma, as aferições ocorrem em 3, 6, 24, 48 e 72 horas), representando uma diferença em gramas por centímetro quadrado em torno de 66%. Em 72 horas, a argamassa com Impermassa teve um desempenho maior que 75% em relação à argamassa convencional e a absorção de água não passou de 0,36g/cm².

Absorção de água por capilaridade

Para a avaliação visual, as amostras foram rompidas para a visualização da quantidade de água absorvida internamente. As amostras com Impermassa tiveram baixa absorção de água e puderam comprovar a permeabilidade superficial da argamassa. A água ficou em contato apenas com a parte externa da amostra, o que pode ser explicado o melhor desempenho na pintura, em que a superfície aceita tinta sem a necessidade do uso de selador.

As amostras convencionais tiveram a parte interna totalmente molhada, o que evidenciou a diferença dos valores de absorção de água por capilaridade.

Teste visual de absorção de água

Ataque Químico

 

Testes com ataque ácido foram realizados para analisar a durabilidade das peças de concreto convencional e com Impermassa em contato com o ácido sulfúrico. Foi utilizado aproximadamente 1 mol por litro (1mol.L-1) de ácido sulfúrico solubilizado em água. As amostras, anteriormente passadas por uma cura úmida, foram colocadas na solução durante 7 dias. A aferição foi realizada pelo método gravimétrico, com a obtenção das massas logo após a retirada da solução e 48h com secagem em temperatura ambiente.

Os corpos de prova de concreto convencional tiveram no total uma perda de massa em torno de 104,6g, tendo em média 3.984,9g em cura úmida e em contato com o ácido o resultado médio foi de 3.880,3g. As amostras do concreto impermeabilizado com Impermassa teve ganho de massa considerando que em 48h a solução ainda não havia secado por completo. Sendo assim, o ganho foi de 30,4g, com média de massa em cura úmida de 3.795,9g e massa média em contato com o ácido de 3.826,3g.

Resistência à ataque químico